Flores e Frutas

Minhas aventuras à máquina de costura

Alinhavar é preciso janeiro 26, 2010

Filed under: técnicas — Renata Gama @ 2:42 pm

Se tem algum segredo da costura (dos milhares que existem) que já aprendi, este é alinhavar. Como na vida, para algo ficar bom, antes, é preciso alinhavar. Um bom texto não flui sem antes as ideias serem bem alinhavadas, alinhadas, e vc não se dá bem numa reunião sem antes alinhavar seus argumentos. Alinhavar é saber de antemão como as peças – que você já preparou – vão se encaixar. É também o momento de ensaiar e ver onde moram as armadilhas. E cuidar para que as peças não sejam mal encaixadas – depois de unidas definitivamente, desfazer tudo pode provocar estragos e perda de tempo.

Alinhavar é algo que requer de nós paciência, e por isso às vezes a gente tende a querer deixar para lá, queimar a etapa – principalmente depois que você já é experiente. Mas por mais que a gente pense “eu já sei fazer isso”, alinhavar garante que você faça melhor.

Depois que comecei a costurar, percebi que eu deixava de alinhavar várias coisas na minha vida, por estar segura de que já sei de cor o caminho. Mas noto que as vezes em que não me preparei, as costuras ficavam soltas, frágeis ou tortas.

Alinhavar é uma lição tão simples quanto necessária. É algo cuja a importância eu tinha esquecido, mas que vou procurar resgatar na minha rotina.

 

2 Responses to “Alinhavar é preciso”

  1. Sergio Bueno Says:

    Olá Renata.
    Em primeiro lugar meus parabéns pelo seu Blog.
    O que eu procurava, na verdade, não era saber da importância do alinhavar na costura, mas sim como alinhavar na prática, e isto você não mostra no seu post.
    Assim, fica aqui a sugestão para a inclusão do tema ensinando como alinhavar as peças para a costura final.
    Abraço. Sergio Bueno

  2. Cheila Says:

    Olá Renata.. Estou conhecendo agora seu blog e já estou gostando. Também gosto de costurar, mas ainda estou engatinhando..rsrsrs.. Porém gosto mais de realizar projetos na área de artesanato e de inventar coisas.. Costura de roupas não é meu forte não..Sobre o post, eu concordo plenamente: mesmo nas minhas costuras de artesanato é indispensável alinhavar.. mesmo que com alfinetes para que ao final dê tudo certo.
    Parabéns pelo seu blog e está convidada a visitar o meu cantinho. Ainda é recente, mas feito com muito amor…
    Abraços e sucesso!


Deixe um comentário

