Flores e Frutas

Minhas aventuras à máquina de costura

Moda, uma criação coletiva fevereiro 16, 2010

Filed under: moda — Renata Gama @ 11:15 pm

Algo cativante na moda é que se trata de uma criação coletiva. Aquele look bacana que quando você veste todos elogiam não é mérito apenas da marca ou do estilista que assina. Essa criação também é mérito seu. Foi você quem cuidadosamente escolheu cada peça, cada acessório que combinou, dando vida à produção. E assim, a moda faz a gente sentir que é de certa forma também dono da obra, desde o momento em que a gente se apaixona por algo na vitrine, até quando compra e finalmente decide usar. Montar um look que funcione requer muitas vezes inspiração, sensibilidade, senso estético. Com isso, aquela peça básica pode brilhar. Sem isso, até a fina obra de um estilista pode ficar apagada.

Um dos exemplos mais claros disso que acabo de dizer é o que a indiana Sheena Matheiken tem feito no Uniform Project. Muitas de vocês talvez já conhecem a proposta do site, supercriativa, que aliás inspirou o quadro “5 meninas e 1 vestido”, do Fantástico.

A ideia de Sheena é vestir por 365 dias o mesmo vestidinho preto básico (com uma abertura na frente e uma prega atrás, ou vice-versa) produzindo sempre looks diferentes. O projeto rola desde maio do ano passado e, portanto, já está perto de terminar. De lá para cá, ela conseguiu criar uma coleção de visuais completamente diversos só variando nos complementos. É uma ideia – uma criação – impressionante e inspiradora.

Anúncios
 

2 Responses to “Moda, uma criação coletiva”

  1. Augusto Paz Says:

    Esse blog é muito útil e sintetiza a luta da minha classe – os fashionistas com poucos recursos monetários.
    Para quebrar a monotonia e a mesmice dos looks vale mesmo é apostar nos acessórios, principalmente no que diz respeito a roupas de trabalho!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s